Festas de Inverno no Nordeste de Portugal - património, mercantilização e aporias da "cultura popular"


Publicado quinta-feira, 30 de dezembro de 2010 | Rubrica da responsabilidade de António Luís Pereira

Esta obra interpela máscaras e mascarados do ciclo do Inverno, em Trás-os-Montes e na sua projecção e exportação. Resulta de um trabalho de campo iniciado nos anos ’80 e que se prolonga até à actualidade, evidenciando quatro fases nas alterações do contexto em que emergem, bem como as dimensões adquiridas fora dele.
O argumento central baseia-se nas apropriações da cultura popular em situações diferenciadas e contemporâneas, com a coexistência e a transição entre dois tipos de conexão com as celebrações: das etnografias que sinalizam as cerimónias de Inverno como ocasiões para a crítica através da pândega e da galhofa, num contexto circunscrito, até às fracções festivas transformadas em mercadorias, que paradoxalmente se reportam a uma sociedade anterior ao formato mercantil, remetendo para a autenticidade, a antiguidade e a tradição.
Paula Godinho é antropóloga, professora no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e coordenadora da linha de investigação “Práticas da Cultura” do IELT-FCSH/UNL. Realizou trabalho de campo no norte e no centro-sul de Portugal, na fronteira norte e na Galiza, ao longo de vários anos. Recebeu em 2008 o prémio galego Xesús Taboada Chivite, com uma obra em vias de publicação em língua galega: ‘Ouvir o galo cantar duas vezes’ – Identificações locais, culturas de fronteira e construção das nações entre o norte de Portugal e a Galiza. Coordenou vários livros e revistas e publicou Memórias da Resistência Rural no Sul (Couço, 1958-1962), Celta, 2001; O leito e as margens - Estratégias familiares de renovação e situações liminares no Alto Trás-os-Montes raiano, Colibri, 2006.
Autores: Paula Godinho
Data de edição: 2010
Formato: 24,5 x 15,5 cm
Nº de páginas: 263 (inclui fotos a cores)
Acabamento: cosido e colado / capa com badanas
Preço: 24 euros














Enviar um comentário